sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Garantida moradia para famílias do Jussaral/Novo Angelim

Visita ao Jussaral - Abril/2011

As 28 famílias da comunidade do Jussaral terão onde morar. A comunidade estava sob ameaça de despejo forçado e graças a uma ação articulada pela vereadora Rose Sales (PCdoB), a União Estadual por Moradia Popular, a Defensoria Pública de Estado e o Núcleo de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil. Em acordo fechado com a intermediação do grupo, a empresa PDG assinou na última quinta-feira (15) o Termo que garante o pagamento das casas aos moradores.

A vereadora Rose Sales falou aos moradores da felicidade de ver um trabalho árduo de mais de dois anos se transformar em realidade na vida dos moradores. “Este é o começo de um sonho que foi sonhado por todos nós. Após dois anos e meio de luta com todos os acordos que efetuamos, descumpridos pela Prefeitura conseguimos, fazer com que a empresa diante de suas perdas financeiras, provocadas pelas nossas ações de resistência, assinasse a garantia de repasse financeiro para compra das casas e indenizações de todas as 28 famílias do Jussaral/Novo Angelim”.


Embora a intenção inicial da comunidade fosse continuar a convivência com as pessoas, que já haviam estabelecido ali a moradia há muitos anos, ao fim, o pagamento do valor dos imóveis e indenização foi aceito por todos, uma vez, que havia a iminência de ser despejados de uma hora para outra, sem nenhuma restituição. “Este é um momento especial para a comunidade Jussaral/Novo Angelim e para todas as comunidades que estão com o mesmo problema, para que não percam as esperanças e lutem também como lutamos até o fim”, afirmou líder comunitário Adeilson.

Dona Jovelina, que tomou a frente das negociações pela comunidade, ficou feliz com o resultado da luta. “É o inicio de uma vitoria que já vinha sendo esperada há três anos com muita luta”. 

A prefeitura municipal de São Luís deu todo o respaldo às empresas que já passaram neste intervalo como detentoras da construção do condomínio Vite, ao lado do Makro, com planta do Secretário municipal de Urbanismo, Domingos Brito, onde as 28 famílias foram cerceadas da sua tranquilidade e comodidade de moradia. A prefeitura descumpriu todos os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) construídos em diferentes momentos pela empresa. Durante toda a negociação, nem a Semosp, nem a Semur se manifestação ou deram qualquer apoio.

Ao fim, a empresa DPG assinou o termo garantindo em até 20 dias, o depósito dos valores das casas.




Visita ao Jussaral - Abril/2011
Reunião Outubro/2011

Nota Vereadora Rose Sales:


Ontem, (15/12), por volta das 21h, enfim, selamos uma grande vitória em favor dos moradores do Jussaral/Novo Angelim. Mesmo contra as ações da Prefeitura de São Luís de zelar pela sua pactuação com o capital das empresas da construção civil, onde fez todo anteparo para resguardar os interesses dessas cometendo crime social e ambiental, indo contra o direito a terra e a moradia digna de 28 famílias que há décadas lá residiam , permitindo ainda ser morto todo o juçaral e a nascente do Rio Ingaura. Após dois anos e meio de luta com todos os acordos que efetuamos, descumpridos pela Prefeitura conseguimos juntamente com o Coletivo de moradores, Mandato Rose Sales, Dr. Alberto Tavares/DPE, Dr. Diogo e Rafael/OAB e a União Estadual por Moradia Popular, fazer com que a empresa diante de suas perdas financeiras,  provocadas pelas nossas ações de resistência, assinasse a garantia de repasse financeiro para compra das casas e indenizações de  todas as 28 famílias do Jussaral/Novo Angelim,  calejados  de tanto sofrimento.
Deus seja louvado.


Momento da assinatura do contrato:






2 comentários:

Anônimo disse...

Eita povo vamos botar a boca no trombone e falar de todas as ações que essa mulher guerreira está conquistando para o povo de São Luís.Mais uma vitória

Anônimo disse...

Essa é a voz que clama por uma São Luís e um Maranhão mais justo!Vamos nos juntar a essa voz para que os poderosos ouçam nossa indignação.

Postar um comentário

A Vereadora Rose Sales agradece a sua participação. Obrigada !!!