quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nossa atuação 31/01



Manhã:

Realizei atendimentos em geral e trabalho com a equipe.

Logo em seguida estive presente na manifestação do professores na caminhada que fizeram da Deodoro à Prefeitura, reiterando meu apoio incondicional a categoria dos profissionais de educação e a luta por uma educação seria e de qualidade, pois é lamentável, simplesmente inadmissível a conduta administrativa do Prefeito João Castelo, pautada na ação ditatorial, na truculência e na contra mão dos interesses amplos do povo de São Luís, onde no caso, os profissionais de educação não reclamam só por salários  e pelo cumprimento  dos direito trabalhista, o que tem sido negado mas por condições melhores de trabalho, estrutura das escolas, por materiais didáticos, de limpeza, de expediente, enfim de uma gestão que encare a política de educação como deva ser.

Tarde:

Trabalhei com a equipe na organização do V Encontro de Formação de Educadores Comunitários da Região Metropolitana de São Luís.

Noite:

Participei de encontro representando a Rede em Defesa da Implantação e Implementação das Políticas de Promoção da Igualdade Racial com o Presidente Nacional da Fundação Palmares Dr. Eloi Ferreira de Araujo, Diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Palmares Dr. Alexandre Reis e demais assessores, Vice-governador Washington Oliveira e assessores, Secretaria Estadual da Igualdade Racial Dra. Claudete de Jesus Ribeiro e a Secretaria adjunta Dr. Benigna Regina. A finalidade da participação foi consolidar o grande projeto, alvo de luta histórica do Movimento Negro.


1 comentários:

Moises Matias disse...

Cara Vereadora,
Obrigado pelo espaço no evento da educação comunitária. Foi pouco. Mas aprendi a volorizar os pequenos espaços e fazer coisas boas neles. Uso varandas para fazer hortas. Assim também é com a Fala.
Encontro muito importante. Quero endosssar as palaveras do professor Eustáquio Romão. Precisammos acabar com as escolas comunitárias da precariedade e preservar a escola comunitária da solidariedade. Está-se preso ao modelo inicial. Infelizmente. O evento reforça isso, mesmo sem querer. Os temas são antigos, as teorias, que vi e a forma como foram apresentadas, estão desfocadas. Paulo Freire é muito ecológico. "A melhor teoria é aquela que reflete sobre a própria prática". E sobre a própria realidade. A nossa realidade, a de São Luís, é a ecológica, no sentido holístico do termo. Devemos descontruir o discurso da miséria e reforçar o debate das soluções. Vejo a rede de escolas comunitárias no paradigma da sustentabilidade. Posso cooperar neste processo. Fazendo de cada profess@r, cada pai/mãe, sábios do modelo sustentável. El@s já o são e não sabem.Disseminando o modelo da Felicidade Interna Bruta (FIB), transformando assim espaços de pobreza,na periferia de São Luís, em espaços de FELICIDADE. Esse é o debate que faço. Foi o que reconheceu o professor Eustáquio, quando disse: "Um dos mais importantes depoimentos que eu já vi nos últimos tempos".
A pesquisa está pronta para ser replicada, vereadora.
Abraço,

Moisés Matias

Postar um comentário

A Vereadora Rose Sales agradece a sua participação. Obrigada !!!