terça-feira, 26 de outubro de 2010

Workshop Desvendando o Bullying reúne dezenas de jornalistas e estudantes.

A palestrante Cléo Fante da Plan.



A palestra “Mitos e Verdades sobre o Bullying”, da pesquisadora Cléo Fante, trouxe muitos questionamentos, contribuindo para o esclarecimento do tema.

Profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de psicólogos, professores, pedagogos e representantes de organizações públicas e não-governamentais participaram no último dia 19, no auditório da OAB-MA, Calhau, do I Workshop Desvendando o Bullying – Mais qualidade na cobertura jornalística, realizado pela Plan Brasil em parceria com o Ministério Público do Maranhão, Semed, Bemfam, Semus, Secretaria de Estado da Mulher, Câmara de Vereadores de São Luís e outras entidades da sociedade civil e poder público.

O objetivo do evento foi esclarecer jornalistas, universitários e outros formadores de opinião sobre a temática do Bullying, Cyberbullying e outras situações de violência que ocorrem nas escolas do Maranhão, tanto públicas quanto particulares, identificando e caracterizando as diversas formas de violência. “É muito comum a imprensa, e isso digo em nível nacional, divulgar certos tipos de violência, sejam físicas ou psicológicas, como bullying. Não é qualquer agressão, xingamento ou apelido que podemos caracterizar como bullying. Precisamos ver os antecedentes, se é que existem, e fazer uma avaliação da situação”, explica a pesquisadora e especialista em bullying, Cléo Fante.

Segundo ela, para diagnosticarmos um fato como bullying é necessário percebermos que há repetição das agressões contra um mesmo estudante por um período de tempo; ausência de motivos que justifiquem as agressões; assimetria de poder entre as partes; e ainda a intencionalidade de causar danos, o que pode gerar baixa estima, sentimento de incapacidade, isolamento, etc.

Além do público alvo, o evento contou ainda com a presença do Promotor de Educação, Paulo Avelar, da Promotora Tereza Iglésia e do Psicólogo Eliandro Araújo do Ministério Público, da vereadora Rose Sales, e do professor Mauro Gurgel, da OMEP e do Conselho Estadual de Educação. Pela organização promotora do evento, a Plan Brasil, que contou com o apoio dos parceiros que fazem parte do GT de Combate ao Bullying no Estado, participaram o Coordenador de Grants e a Assistente de Programas, Gabriel Barbosa e Creuziane Barros, respectivamente.





0 comentários:

Postar um comentário

A Vereadora Rose Sales agradece a sua participação. Obrigada !!!