Dando continuidade a agenda organizada pela vereadora Rose sales (PCdoB) no Maranhão, o embaixador do Quênia no Brasil, Mr. Kaberia Peter Kirimi, a embaixatriz Serah Kabeira Nacharia, estiveram neste final de semana no município de Barreirinhas, acompanhados de sua comitiva e da vereadora Rose Sales. O grupo foi recebido na cidade pelo secretário de assistência social, Claucio Ataíde, que representou o prefeito Albérico Filho. A coordenadora da assistência social, Usmarete Oliveira Lisbôa.
Depois da agenda na capital do estado, a visita a um importante centro turístico como Barreirinhas consolida o processo de parceria entre os povos do Maranhão e do Quênia. A comitiva do embaixador e da vereadora ludovicense foi recebida pelo grupo cultural quilombola do povoado de “Cantinho”. O grupo apresentou ao embaixador a Dança de São Gonçalo, uma dança típica, feita filas de casais, que interagem em paços lentos e harmônicos.
A Dona Bebel, líder comunitária quilombola que comanda o grupo, explicou que a dança era feita ainda no período da escravidão, por seus bisavós, nos poucos momentos em que não estavam no trabalho árduo. “Não tenho vergonha de dizer que sou negra e sou de comunidade quilombola. Pelo contrário, tenho muito orgulho”, salientou dona Bebel.
O embaixador do Quênia conheceu a história da cidade de Barreirinhas, construída por comunidades negras e o Plano de Igualdade racial no município, que começou a ser implantado em 2010. O plano tem desenvolvido ações como Oficinas, palestras, cursos de qualificação profissional, elaboração de documentários das comunidades quilombolas, cadastro de baixa renda para inclusão em programas sociais. O trabalho também inclui a certificados de titulação de terras e o cadastro das famílias quilombolas da região, com mais de 100 famílias cadastradas.
A vereadora Rose Sales agradeceu a hospitalidade dos barreirinhenses, que demonstraram atenção especial à causa dos negros, além do compromisso do prefeito Albérico Filho, que organizou a recepção. “Agradeço a disposição, os esforços de todos para esta recepção em especial ao prefeito Alérico, que aqui (em Barreirinhas) foi tão calorosa quanto em São Luís. Ver que em um lugar de efervescência turística, com tantas belezas naturais temos a questão da preocupação da política da igualdade racial é motivo de orgulho”.
Mr. Peter conheceu e se encantou com os lençóis maranhenses. “É o dia mais feliz que passo desde que cheguei ao Brasil. É muito lindo”, sintetizou o embaixador. Peter está no Brasil há cerca de dois anos.
0 comentários:
Postar um comentário
A Vereadora Rose Sales agradece a sua participação. Obrigada !!!