segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Intercâmbio São Luís Quênia iniciado na Câmara Municipal


Em uma ação efetivamente articulada pela vereadora Rose Sales (PCdoB) foi realizada uma roda de diálogos no plenário Simão Estácio da Silveira, da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta sexta-feira, (28), quando a cidade foi apresentada ao embaixador do Quênia no Brasil, Kaberia Peter Kirimi, em seus aspectos históricos, culturais e sociais, teve início oficialmente o intercâmbio da capital maranhense com o País africano. A presença do embaixador queniano foi motivada por um convite feito ao diplomata pela vereadora Rose Sales por ocasião de sua visita diplomática ao Quênia, em maio deste ano, para participar de uma conferência mundial da Organização das Nações Unidas.
Utilizando a tribuna do Legislativo Ludovicense para fazer a saudação aos presentes, Rose Sales afirmou que “este momento que estamos construindo coletivamente por nós, vereadores, movimentos sociais e instituições tem de ter o seu prosseguimento, e se faz necessário afinarmos muito mais para consequentemente estabelecermos a política de igualdade racial em São Luís”. Ela falou ainda da articulação da Rede em Defesa para a Implantação e Implementação dessa política e da criação do Centro de Referência da Política de Igualdade racial, da pessoa com deficiência e da Casa da Amizade África-Brasil-Quênia-Maranhão.

A vereadora comunista disse que mostrou ao embaixador sua inquietude em relação a assistência de educação, saúde, segurança e outros setores para a população negra, “e ele abraçou a causa com toda sua visão, e nesse momento estamos dando essa grande largada, e que prossigamos para podermos construir esse processo de garantia de acessos e direitos”.

Lideranças – Em seguida fizeram uso da palavra os lideres sociais, sendo Áurea Borges, de Negros e de Mulheres; Terezinha de Jesus Martins, do Comunitário, e Kássia Milena, da Juventude Negra, que falaram sobre seus setores e carências para a Mesa Diretora dos trabalhos, composta pelos vereadores Antonio Isaias Pereirinha (PSL), presidente do parlamento são-luisense, Rose Sales, Ivaldo Rodrigues (PDT) e José Joaquim (PSDB) e mais o embaixador, embaixatriz Serah Nduta Macharia, secretária municipal Roseli Ramos, a superintendente do Iphan, Kátia Bogéa e o profº dr. Natalino Salgado, reitor da Ufma (Universidade Federal do Maranhão).


Continuidade – Por fim, o embaixador Kaberia Peter Kirimi se manifestou dizendo-se estar muito honrado pelo momento, “e esse processo que acontece hoje é a continuidade do que vem sendo feito há muito tempo”, lembrando ter sido iniciado com a instalação da embaixada brasileira em Nairobi, e do acordo de convênio cultural Brasil e Quênia celebrado em 1973. Peter congratulou a vereadora Rose Sales por ter proporcionado este momento.

Continuando, disse ele que os problemas enfrentados pela população de São Luís são os mesmos em toda África.

O embaixador queniano fez uma abordagem sobre a aproximação entre Brasil e Quênia, enfatizando ter o interesse em ampliar “aqui em São Luís, bem como a criação da Casa da Amizade do Quênia nessa cidade”. Finalizando, ele assegurou que para que se torne mais forte o relacionamento entre o seu País e São Luís e o Maranhão pode ter como marco inicial um bom relacionamento entre as instituições de ensino superior, “O que irá fazer crescer todos nós”, arrematou.

0 comentários:

Postar um comentário

A Vereadora Rose Sales agradece a sua participação. Obrigada !!!